A Cidade

Turísmo

À Vocação Turística de Arez

O município de Arez compõe a Região Turística Pólo de Turismo Costa das Dunas esta distante 58 km de Natal limita-se com os municípios de Nísia Floresta e São José de Mipibu (norte), Espírito Santo (leste), Goianinha e Tibau do Sul (sul) e Senador Georgino Avelino (oeste).

Regionalização do Turismo.

As ações estratégicas, propostas no Plano Nacional de Turismo 2013/2016 reforça o posicionamento da avaliação do Programa de Regionalização do Turismo, de priorizar as ações nas regiões e, consolidar a Gestão Descentralizada.

E para alcançar os resultados no processo de regionalização do turismo, foram definidas diretrizes que se constituem nas premissas para sua execução:
1)Abordagem territorial; 2) Integração e participação social; 3)Inclusão; 4)Descentralização; 5)sustentabilidade; 6)Inovação e 7)Competitividade.

Pontos Turísticos:
Igreja São João Batista de Guaraíras em Arez é considerada uma das mais antigas do Brasil, foi construída pelos missionários portugueses da companhia de Jesus com ajuda dos índios e colonizadores.

A construção levou longos 17 anos para ser concluída, em 24 de junho de 1659, a igreja estava praticamente concluída, faltando apenas parte do piso superior e as torres.

A Ilha do Flamengo fica ao lado oeste da lagoa de Guaraíras, e foi batizada com esse nome pelos holandeses, também chamados de flamengos, que habitaram o local entre 1634 e 1652, ali construindo uma fortificação, onde travaram quatro batalhas contra os Portugueses, 1647, 1648 e 1651 sendo finalmente derrotados pelo capitão Antonio Dias Cardoso em 1652.

Os moradores mais antigos do município falam na existência de um túnel subterrâneo com cinco quilômetros de extensão, vai da Ilha do Flamengo a igreja de São João Batista de Guarairas na sede do município, supostamente o túnel serviria para facilitar a fuga dos holandeses dos freqüentes ataques dos portugueses, acreditam ainda, haver tesouros escondidos no subterrâneo e em fantasmas das almas perdidas de índios, holandeses e portugueses mortos em combates e ali enterrados.

Datado do século XIX. Foi Construído em 1882 pelo missionário capuchinho “Frei Herculano”.

O Estilo tem no Rococó um requinte de luxo sedutor, não há outro modelo em todo o Nordeste do Brasil e, foi tombado em 23/08/1962 pelo instituto Histórico Nacional.

 

 

Prefeitura Municipal de AREZ RN/ Brasil
Funcionamento:
Segunda a Sexta de 08:00 as 14:00.
E-mail:
comunicaarez@gmail.com